Geramaster

Rua Tamoata, 312 Bairro Novo Eldorado Contagem/MG

Blog

Uma volta no tempo: você lembra os grandes apagões da história do Brasil?

14/04/21

Uma volta no tempo: você lembra os grandes apagões da história do Brasil?

Um apagão, também conhecido como blecaute, é um corte de energia temporário. Esse colapso pode acontecer em diferentes regiões, desde uma área pequena – como um bairro – a grandes espaços – como um país inteiro. Mas o que provoca o apagão? Existem diferentes razões. Acidentes, quedas de transmissões nas linhas elétricas ou sobrecargas são os principais motivos apontados.

No Brasil, algumas quedas de energia já marcaram a nossa história. Consegue lembrar-se de alguma? Ao longo do texto, separamos três dos maiores blecautes brasileiros. Pronto para essa volta no tempo? Boa leitura!

1.      Sobrecarga em São Roque, 1985

Um dos primeiros e maiores apagões do nosso país aconteceu devido a uma sobrecarga de energia elétrica em São Roque, município localizado no interior de São Paulo. O resultado foram oito estados e o Distrito Federal sem energia por cerca de três horas, com transtornos no trânsito e problemas logísticos em diversas empresas.

Entre os locais comprometidos estavam: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul e parte do Espírito Santo, além do próprio estado de São Paulo.

2.      Raio em Bauru, 1999

Também no interior de São Paulo, um raio atingiu uma subestação da Companhia Energética de São Paulo, a CESP, em março de 1999. A ocorrência fez com que, aproximadamente, 60% de todo o nosso território sofresse com a queda de energia. O problema afetou as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte.

Para além das fronteiras brasileiras, outro atingido pelo blecaute foi o Paraguai. O país vizinho recebia energia gerada por Itaipu e sentiu os efeitos da queda.

3.      Curto-circuito em Itaipu, 2009

Considerado o maior apagão do século, foi causado por uma tempestade de raios que provocou um curto-circuito nas linhas de transmissão do sistema da Eletrobras Furnas, que vêm da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul ficaram no escuro total na noite do dia 10 de novembro de 2009.

Outras 14 unidades federativas brasileiras enfrentaram o blecaute de modo parcial, assim como 90% do território paraguaio. Na ocasião, foram 60 milhões de pessoas atingidas.

Consequências de um apagão

Hospitais, supermercados, indústrias, fábricas e todos os demais negócios que precisam de eletricidade para serem tocados são prejudicados por um blecaute. Caso a empresa não esteja preparada, há registros de grandes perdas financeiras. No cenário hospitalar, as consequências podem ser ainda mais graves, envolvendo a saúde das pessoas.

Imagine perder a comunicação, o sinal da internet e a luz. Parece caótico, não é mesmo? Para evitar situações extremas, a Geramaster conta com um time especializado em serviços de assistência técnica em grupos geradores, sistemas de controle e usinas de geração de energia a diesel das mais diversas potências.

A Geramaster disponibiliza para venda os melhores equipamentos de geração de energia do mercado.
Geradores fabricados com a mais alta tecnologia e com qualidade reconhecida internacionalmente. Todos os equipamentos são rigorosamente construídos e testados para operar com total segurança.

Clique aqui e saiba mais.

 

Leia também

Assine nossa Newsletter